Montando um super PC de alta performance

Um amigo me mandou um email me dando dicas para montagem de um PC de alta performance. Ele escreveu o que fez para montar a máquina dele, que disse ter ficado um verdadeiro avião. Ficou tão bom o email que aqui vai ele. Valeu Paulo Goes......:

"Felipe,


O coração do sistema é um processador i7 2600K. É o processador mais potente para uso pessoal (os outros i7 já são workstation ou servidor). Este processador incorpora um conjunto de instruções gráficas, de modo que dispensa o uso de processador gráfico, mesmo na placa mãe. O i7 2600 (sem o K) é um pouco mais barato, possui a mesmíssima capacidade de processamento, só não é “overclockable” e tem uma versão anterior do driver gráfico Intel (é uma excelente opção para reduzir um pouco o custo). Os i5 (acho que o i5 equivalente é o 2500/2500K) têm potência equivalente (e a mesma relação K/sem K dos i7), mas não suportam hiperthreading. Com hiperthreading as 4 CPUs do processador dual core aparecem como oito para o sistema operacional, proporcionando um ganho de paralelismo (se e somente se o seu mix de aplicações demandar tantos processos concorrentes). Assim os i5 são também excelentes opções para baratear o custo.

O componente seguinte é a placa mãe. Atualmente estou bem exigente neste quesito, e só estou comprando ASUS ou Intel. As Intel estão mais baratas, e bem interessantes. No entanto, eu tinha alguns requisitos adicionais:

- queria 16G de memória – isto hoje só é economicamente viável com placas que tenham 4 bancos de memória. A maioria das placas mais baratas só estão vindo com 2 bancos, mas as memórias de 8G estão ainda proibitivamente caras;
- tenho alguns dispositivos IDE, e as placas mais modernas e baratas só têm SATA
- meu adorado monitor ainda é VGA, e as placas mais modernas e baratas têm apenas DVI/HDMI, e eu não queria usar conversores
- SATA 6GB/s – as placas mais modernas têm interface SATA de 6GB/s. Na prática, não faz a menor diferença, porque os HDs não conseguem entregar nem os 3GB/s do SATA “II”. No entanto (ver abaixo), uma das principais “turbinas” do meu “avião” é um disco SSD que atinge com facilidade este throughput, de modo que SATA 6GB/s era mandatório.
- gosto de placas ATX – nada de micro-ATX ou mini-ATX (embora, na prática, sejam quase equivalentes)
- mouse, teclado, cam, impressora, scanner, iPhone, disco externo, pen-drives, tudo lá em casa é USB. Desejo uma placa mãe com o maior número possível de USBs externas.

No mais, escolher uma placa é uma combinação de marca, com os slots/dispositivos que você necessita, mais aqueles que você acha que vai precisar no futuro. Neste sentido, achei que umas portas USB 3 seriam altamente desejáveis, e que um firewire não seria demais. Aí, é entrar no Boadica, filtrar por fornecedor, sortar por valor, e ir olhando as configurações até achar a primeira que te satisfaça. Escolhendo uma, entrar no Tomshardware, para ver se há algum comentário negativo sobre esta combinação processador/placa. Acabei escolhendo uma Asus, mas nem lembro o modelo agora.

O terceiro componente importante é um SSD de 120G da OCZ (Vertex 3). Este é um componente ainda complicadinho. Memórias SSD têm um burnout depois de alguns milhões de escritas (ou seja, têm uma vida útil limitada). As controladoras mais modernas (Sandforce) maximizam a vida útil distribuindo igualmente as atividades de escrita por setores diferentes do disco, evitando assim, por exemplo, que o começo do disco estrague antes do final. Uma boa controladora também é essencial para conseguir os tais 6GB/s de throughput. Os OCZ são as Ferrari dos SSD. Tem uma outra linha (que não é Vertex) que é um pouco mais barata, mais ainda muito boa. Me aconselharam a evitar os Kingston (bem mais baratos) e me disseram que os Corsair talvez sejam bons. Li alguns artigos dizendo que os Samsung estão causando sensação por serem mais baratos e tecnologicamente competentes, mas não quis arriscar. A idéia é instalar o Windows neste SSD, conseguindo assim uma baita velocidade nos boots e na carga de qualquer programa/OS component. Configurar corretamente o Windows para maximizar o benefício e a vida útil do SSD é uma arte obscura, na qual ainda estou me iniciando (deixa o paging ou não? temporary IE files? temp files? como tirar os dumps do Windows do SSD? etc.).

O gabinete é outro aspecto que eu tomo cuidado. Gabinetes devem ser silenciosos, práticos para montar (por exemplo, não necessitam de parafusos para fixar os HDs) e bem ventilados. Já a alguns anos que venho usando os gabinetes CoolerMaster. Sempre usei a linha básica (Elite), mas este eu comprei da linha ultra-silenciosa (Sileo), que vem também com duas ventoinhas (os Elite vêm com uma só – a gente sempre pode acrescentar ventoinhas, mas as originais da CoolerMarster são hiper-silenciosas).

A fonte é um componente fundamental para a saúde do equipamento. A qualidade das fontes caiu, e fontes anteriormente de boa qualidade (como as Seventeen) hoje são consideradas suspeitas. Comprei uma Coolermaster 600W reais, meio overkill para o meu equipamento (uma de 450W já bastava) porque não tenho nenhum periférico/placa no meu ambiente que não seja um “array” de HDs (que consomem bem pouca energia), mas, pensando no futuro...

A memória, comprei Corsair 4x4GB. Eu sempre usei Kingston (que custa metade do preço) sem problemas, mas meu filho me convenceu a comprar as Corsair... provavelmente bobagem.

O componente final é um HD de 1TB (ainda o menor custo por byte armazenado), para se juntar aos meus atuais 2,5TB.

Um aspecto interessante é que eu não jogo games e não faço processamento gráfico, de modo que não tenho placa de vídeo há anos (uso onboard ou, agora, inprocessor).

Finalmente, como comprei: Primeiro, eu uso o Boadica para estabelecer referência de preços. Os preços do Boadica são muito bons, e normalmente não consigo estes preços nem na Santa Efigênia aqui em sampa. Como estava sem tempo, minha estratégia desta vez foi adquirir na Internet. Para começar, identifiquei no Buscapé os fornecedores web mais confiáveis para componentes (nenhum é muito confiável, nem inspira muita confiança, de modo que é preciso ser um pouco tolerante e aceitar algum risco aqui). Pré-selecionei uma meia dúzia, fiz uma análise de preços, e acabei ficando com 3 (Atera, Superbalão, e Kabum). Comprar em loja, e ainda mais parcelado (12x) se afasta um pouco dos preços do Boadica, mas é uma forma de diminuir o risco e o impacto imediato no bolso). Você não precisa fazer todas as compras na mesma loja, mas também não deseja comprar um componente em cada loja (maior risco de problemas e despesas de entrega), assim, tem que fazer algumas simulações para ver qual fornecedor consegue o menor preço médio dos componentes combinados. Comprei o gabinete, a fonte e as memórias na Kabum, e o processador, a placa mãe, e o HD no Superbalão. O SSD arrisquei um pouco mais e comprei no mercado livre.

A compra no mercado livre foi a mais bem sucedida, embora o mercado pago tenha feito uma bobagem e faturado duas vezes o meu cartão. Escrevi para o vendedor, e ele em algumas horas estornou a venda (o mercado pago não ajuda você, você tem que se virar), e em menos de 24h após a compra o SSD estava lá em casa. Com a Kabum tive vários problemas por conta da operadora American Express (nunca tinha usado e nunca mais usarei). Cancelei a compra, refiz pelo Visa, e 48h depois recebi a mercadoria, sem problemas. No geral, fiquei muito satisfeito com a Kabum, por causa do comportamento deles nestes dificuldades com a AMEX. O pior foi o Superbalão. A entrega levou uma semana (após meu cartão ter autorizado), e o HD chegou sem lacre e arranhado (parece que já havia sido instalado em algum PC antes). Deu algum trabalho para trocar (eles queriam que eu pagasse o frete, e eu tive que chiar muito), e ainda estou aguardando receber a troca.

That’s it. Isso tudo requereu muita pesquisa, conversa, visitas a fóruns e o escambau. A parte mais chata são sempre estas relações comercias selvagens do Brasil, combinadas com a estupidez da Amex. Por uns 10K reais faço tudo de novo prá você..."

Isso é que é dica..... Sensacional....

1 comentários:

douglas morais 15 de fevereiro de 2012 às 00:02

Eu gosto de comprar na WAZ tambem. Os precos nao sao tao bons mas compro la ha anos e nunca tive problema com entega