Grails, Gravl, SAP e REST intro

Oi pessoal,

hoje eu vou fazer um pequeno post com algumas coisas que achei interessantes recentemente.

Primeiro, nosso amigo Glen Smith, novamente, faz um desafio a si mesmo em benfício da comunidade Grails. Essas comunidades open source são demais mesmo....

O Glen está implementando um pequeno sistema de blog, chamado de Gravl, em no máximo 1000 linhas de código (LOC), para mostrar algumas funcionalidade do Grails e seus plugins. Ele está usando algumas das últimas novidades das recentes versões do Grails, como Web Flow, GORM DSL, URL Mappings, RSS Plugin, Searchable Plugin, Ajax Upload com barra de progresso, entre outras coisas. O código fonte está disponível como um projeto open source do google code, e seu objetivo é ser uma aplicação de exemplo do Grails. Vale conferir. ( veja outros posts dele sobre este tema ).

Segundo, a SAP anunciou que estará usando o Grails 1.0 para o seu produto Composition on Grails, que é uma aplicação que provê facilidade para o rápido desenvolvimento de "aplicações compostas"(composite applications) no SAP NetWeaver 7.1 CE. Esta notícia é muito interessante por colocar o Grails como a opção escolhida por uma corporação de peso como a SAP para um de seus produtos. Excelente notícia para a comunidade Grails. Veja o post do Grame Rocher sobre isso.

E em terceiro, (sem ter uma relação direta com grails, mas que me fez pensar muito nas facilidade que o grails tem a respeito de REST) li outro dia um artigo introdutório sobre REST no InfoQ, que foi muito bom apesar de eu já ter lido outros sobre este tema. Mostra de maneira simples uma possível implementação dos conceitos de REST, e reforça esta alternativa light ao mundo de web services. E só pra não deixar passar, veja as facilidades para REST que o Grails tem (veja item 13.1).

Até a próxima...

1 comentários:

Eduardo Guerra 3 de janeiro de 2008 09:59

OLá Felipe! Eu sou o editor da revista MundoJava e seria muito interessante ter um artigo sobre Grails na revista. Se tiver interesse mande um email para guerra@mundojava.com.br.

[]s e parabéns pelo blog!