Controle Financeiro e Planejamento Financeiro com Grails e Prototype

Mês passado eu e um grande amigo, e meu sócio neste projeto, lançamos um site para controle financeiro pessoal: www.manubia.com.br


O site foi todo desenvolvido com Grails e a dupla Prototype/Scriptaculous.

Tenho me questionado se não deveria mudar para jQuery. Eu vi um benchmark e acabo ficando na dúvida. Alguém prefere o jQuery ao invés do Prototype?

Em fim..... o sistema do Manubia foi ótimo de ser feito com o Grails. É incrível a produtividade do Grails, todos os plugins (estou usando authentication plugin, mail plugin e o mail-confirmation plugin). E bastante efeito visual e ajax com o Prototype e o Scriptaculous. Tá ficando legal.

Sobre o sistema em si, é um sistema de controle financeiro, onde você pode inserir suas transações, ou importar arquivo do seu banco, e em seguida pode categorizar todos os seus gastos. Feito isso, o sistema apresenta gráficos muito interessantes comparando seus gastos ao longo dos meses, resumo de suas contas , entre outros. É muito interessante pois assim você tem visibilidade dos seus gastos, e pode, portanto, fazer um planejamento financeiro para a sua família.

Eu importei meus dados dos últimos 4 meses, e foi ótimo pois consegui, junto com minha esposa, descobrir nossos ralos financeiros. Assim poderemos fechar esses ralos e poupar um pouco mais...

Abcs
Felipe

7 comentários:

Gustavo Madruga 6 de setembro de 2009 às 20:59

Eu definitivamente seria um usuário premium se o manubia "puxasse" automaticamente os dados das minhas contas, transações, investimentos, etc (estilo mint).
Na minha opinião essa seria uma killer feature.
Há alguma previsão de algo nesse sentido ser implementado?

Achei o site bonito, o design ficou legal, parabéns!

Pedro Herrera 7 de setembro de 2009 às 23:27

Parabéns pelo projeto. O design é claro e limpo. O sistema faz o que se propõe a fazer, nada mais nem nada menos. Voce poderia colocar como um Case no grupo grailsbrasil, seria interessante para todos saberem as dificuldades e facilidades no desenvolvimento utilizando Grails.

Herrera

Felipe Nascimento 8 de setembro de 2009 às 11:51

Gustavo,
realmente esta seria a funcionalidade mais desejada. Estamos em fase de pesquisa de viabilidade de algo deste tipo aqui no Brasil. Teremos que fazer acordos com os diversos bancos no brasil. Sem dúvida queremos chegar lá.
Por enquanto, a opção de exportar arquivo no site do seu banco, e depois importar no Manubia é bastante produtiva (eu uso, e acho muito bom). Facilmente vc exporta e importa em seguida (arquivo tipo OFX). Grande abraço.

Pedro,
obrigado pela sugestão. Vou colocar lá no grailsbrasil.
Grande abraço.

Pedro Neto 26 de setembro de 2009 às 12:47

Olá Felipe..
tambem estou desenvolvendo um sistema com o grails.
Primeiramente parabens pelo sistema, com efeitos visuais muito bacana.
Qual serviço de hospedagem voce esta utilizando para seu sistema? estou nesse impace de qual serviço contratar e, como seu sistema tem as mesmas proporções de tamanho e tecnologia com meu projeto, sua opinião é muito importante.
Obrigado.. Abraçoo

Felipe Nascimento 28 de setembro de 2009 às 15:32

Olá Pedro Neto,

eu tenho este sistema de controle financeiro (manubia.com.br) e alguns outros, de outros clientes, e meus mesmos (como o peladeiro.com.br).
Por isso, eu tenho duas máquinas dedicadas (uma só de redundância).
Hospedo todos esses sistemas nestas duas máquinas. O hosting é o www.serverbeach.com , que é uma empresa da Peer1 (que eu confio muito há muitos anos).
Eu gosto muito da opção de servidor dedicado, mas eu tenho alguns sistemas, então vale a pena.

Se você não tem condições, ou não quer servidor dedicado, aí você pode ver algumas opções aqui:
http://grails.org/hosting

Este Contegix é conhecido pela excelente qualidade, e por preços altos tbem.

Tem umas opções de Virtual Private Server (servidor privado virtual - máq virtual). Me parece uma boa opção. Para uma aplicação grails, eu tentaria um VPS que possui pelo menos 512M de memória dedicada, e uma JVM dedicada, pra vc poder controlar o que quiser na JVM. Parece-me uma boa opção este aqui:
http://www.a2hosting.com/web-development/grails-hosting

Uma máquina dedicada minha custa US$ 180 por mês. Enquanto q um servidor virtual VPS lhe custará uns US$ 50 por mês.

Aqui no Brasil.....acho ainda tudo MUITO caro.

Abcs
Felipe

Irineu 9 de julho de 2013 às 14:23

Ola Felipe, projeto muito bom.

Gostaria de saber qual API vc usuou para gerar os graficos?

Estou fazendo um projeto da faculdade e preciso gerar graficos tbm.

Felipe Nascimento 10 de julho de 2013 às 14:38

Oi Irineu,

Usamos FusionCharts. Mas existem outras como HighCharts e ChartsJS.org ...
Abcs