Grails muito perto da release 1.0

Olá,

depois de tanto tempo lonje do meu blog, infelizmente, volto a campo para comentar algumas coisas.

Primeiro, estou tão longe assim devido (eu sei que não é desculpa, mas...) ao trabalho e muito também a minha filha. Manuela completará 1 ano daqui a duas semanas. E este primeiro ano de pai de filha única e menina, realmente eu fiquei muito babão e dedicando todo meu tempo livre a ela.

Em fim....

Depois de um período de trabalhos de consultoria, um pouco longe da mão na massa, tenho voltado a codificar, e naturalmente usando o Grails. Tendo usado o grails desde a versão 0.3, e isso já faz quase um ano, e passando pelas migrações para as versões 0.4.1, 0.4.2, 0.5 e agora 0.6, percebo o quanto valeu a pena ter escolhido o Grails para novas aplicações quando ainda era 0.3 Na época existia um questionamento muito grande se eu deveria ou não usar o Grails 0.3, quando ainda era muito no início do framework, quando a cada nova release era necessário alguma reengenharia devido a mudanças de API (eu senti muito migrande da 0.4.2 para a 0.6). Hoje, agradeço a mim mesmo por ter apostado no Grails naquela época.

Tenho uma aplicação que começou a ser desenvolvida lá traz com 0.3, e hoje roda em produção com grails 0.6 (ainda não migrei para 1.0-RC1). Estou muito satisfeito com a decisão de usar o grails desde o início, pois o granho de produtividade foi tanto, que hoje quando precisamos dar manutenção, evoluir e criar novas funcionalidades, penso em como seria custoso se não estivessemos usando o Grails. Acho que seria caro demais para meu cliente, ou então usaríamos uma solução em PHP (neste caso, deste cliente).

O Grails está na versão 1.0 RC1, faltando poucas semanas para a release final 1.0, finalmente. Muitas pessoas, e principalmente empresas, só irão assumir a aposta num novo framework caso ele tenha um release 1.0 estável. E agora o Grails já está quase lá.

A quantidade de facilidades que o grails 1.0 nos dá é enorme:
- Facilidades para Web Services (REST ou SOAP)
- Diversos plugins. Destaques para:


Não dá nem para citar tudo aqui. Só lendo mesmo, e principalmente, experimentando.

Falando em "lendo", numa discussão há algumas semanas, o pessoal da lista colocou a opinião de que era fundamental para uma boa adoção do grails (corporativa principalmente) a existência de uma documentação MUITO melhor, pois o site era razoável apenas. Em resposta a isso, o pessoal da G2One (empresa criada para dar suporte ao Groovy e Grails) escreveu o primeiro draft do Reference Guide. Que para uma primeira versão, está muito bom. Vale a leitura completa para conhecer diversos detalhes do framework.

O que me motivou para escrever este post de hoje foi uma mensagem enviada para a lista pelo Matt Raible. Ele é um consultor/arquiteto/desenvolvedor Java, com bastante experiência, e criador do AppFuse. Já usei muito o AppFuse, e se não fosse o Grails, estaria usando até hoje.
O Matt Raible mandou uma mensagem perguntando algumas coisas sobre performance do Grails, sobre o uso do FreeMarker com o Grails, sobre a possibilidade de criar um Struts2 plugin para o grails, e outras coisas. Ele perguntava essas coisas pois queria ter mais argumentos para conseguir "vender" o grails para algumas emoresas em que ele está prestando consultoria, empresas essas que usam essas tecnologias e cujos diretores gostariam de manter a tecnologia em uso para os próximos projetos. Os argumentos e dúvidas do Matt são de que o Grails permitiria a continuidade do uso dessas tecnologias, e ainda oferece um desenvolvido mais produtivo, etc, etc...

Depois da release 1.0, com o nível de documentação que se está alcançando, com a comunidade ativa que o grails tem hoje...... Aí, quando eu leio o Matt defendendo o uso do Grails em empresas que ele dá consultoria, sinceramente é o último argumento que eu precisava. Não tem mais volta. Pra mim, aplicações web na plataforma java, só em grails.

Ah, em relação a minha aplicação que citei acima. É um site que tem mais de 200.000 usuários cadastrados, q tem 31.000 visitantes por dia, gerando aproximadamente 400.000 page views por dia. Há controle de login, processamento de imagens, envio de emails, módulo administrativo, geração de relatórios, etc, etc.
Vejam por si só:
http://www.noiteuniversitaria.com.br

Grande abraço e até a próxima.