Versão 0.4 do Grails Liberada

Hoje, dia 31/01 a versão 0.4 foi liberada pela equipe de desenvolvimento do Grails. É uma versão muito importante por acertar diversos pequenos bugs, e por implementar novas funcionalidades importantes. Download aqui.

Uma delas é o suporte a Reloading para classes de Serviços, por exemplo. Além de outros artefatos que antes não se fazia reloading. Portanto, você pode desenvolver sem ter que fazer deploy novamente, sem dar stop no container web. Vai agilizar muito o desenvolvimento iterativo.

Outra é a novidade do Grails Plugins. Agora você pode criar plugins para ó Grails, e utilizar este seu plugin em outras aplicações Grails. Por exemplo, já implementaram o XFire plugin para quem quer utilizar o XFire para gerar Web Services na sua aplicação Grails. Fizeram também o Laszlo Plugin. Um outro usuário comentou que você pode, numa grande aplicação sendo desenvolvida, implementar os módulos desta aplicação como plugins do Grails. Assim, você pode fazer um deploy usando alguns módulos, e em outro caso, não usar determinados módulos. Muito intererssante. Vale conferir!

Algumas bibliotecas foram atualziadas, como Spring 2.0, Hibernate 3.2 e Groovy 1.0.

Grails está mais estável do que nunca. A versão 0.4 poderia facilmente ser chamada de 1.4 se os desenvolvedores se preocupassem um pouco mais com marketing. 0.4 não significa instável ou incompleta. Podem usar em produção!

Tudo que foi implementado pode ser visto aqui.

Aplicações públicas usando Grails que estão em produção são:
- Site da Pepsi Co, http://www.copellafruitjuices.co.uk/ .
- TV Voting: http://www.tvvoting.com/

[]s
Felipe

1 comentários:

alaingles 13 de março de 2007 às 10:27

Ah seu magro danado!!!

Muito bom o post. Um dia eu chego lá!

Abraço